quinta-feira, 21 de julho de 2011

Santo Cura d'Ars e a Confissão

No tempo do Santo Cura d’Ars, a confissão não era mais fácil nem mais frequente do que nos nossos dias, pois a revolução da França tinha longamente sufocado a prática religiosa. Quando João Maria chegou em Ars, a dedicação dos paroquianos no inicio era muito superficial e limitada, mas Santo Cura conseguiu reverter essa situação e através do seu exemplo mostrou as maravilhas de se viver com Cristo e dessa forma participar corretamente de seus sacramentos, inclusive da reconciliação.
As longas permanências na igreja junto do sacrário, fez com que os fiéis começassem a imitá-lo, indo até lá visitar Jesus, e ao mesmo tempo estivessem seguros de que lá encontrariam o seu pároco, disponível para os ouvir e perdoar. Em seguida, a multidão crescente dos penitentes, vindos de toda a França, haveria de o reter no confessionário até 16 horas por dia. E mesmo assim, Santo Cura atendia a todos e os aconselhava de maneia sabia e carinhosa, sem julgamentos 
Santo Cura sempre lhes mostrava que Penitência sacramental era uma da formas de viver com Cristo e dessa forma tornar se mais digno de receber a Eucaristia e também entender melhor sobre a si mesmo.

Leiam a história que segue:
O santo cura d’Ars, famoso pela sua simplicidade e riqueza de dons recebidos, atendia confissões diariamente, dia e noite. Vinha gente de toda a parte, com os mais complicados problemas. Um dia chegou a ele um homem de fisionomia carregada, quase agressiva:
- Pe. João, estou cheio de dúvidas sobre religião. Vim para o senhor esclarecer algumas questões.
O Pe. Vianney, simplesmente lhe disse:
- Primeiro ajoelhe-se para se confessar. Depois veremos suas dúvidas.
O homem relutou, enrolou, mas acabou se ajoelhando. Contou tudo o que tinha feito de mal e ficou aguardando a palavra do santo. No fim da confissão, o santo disse:
- Muito bem. Agora conte-me suas dúvidas de Fé.
- Curioso, senhor cura. Todas as minhas dúvidas se dissiparam.


Convite de hoje:
"A nova vida da graça, recebida no Baptismo, não suprimiu a fragilidade da natureza humana nem a inclinação para o pecado , Cristo instituiu sacramento da reconciliação para a conversão dos batizados que pelo pecado d’Ele se afastaram".
Como o Pe. Rômulo falou no e-mail enviado, hoje ele estará  todo o dia a disposição para Confissões,  no Seminário. Então quem puder, se sentir motivado ou precisando de uma conversa com um sacerdote para ficar mais pertinho de Cristo, fica aii o convite! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário